segunda-feira, 28 de março de 2011

Uma coruja ou um gavião?

Olá a todos!
Bom... minha primeira postagem será com algo de inédito para mim. Começo com uma narração e com uma reflexão.

Coruja ou gavião?



Um gavião, suposta coruja - pelo barulho e "obesidade" (risos), apareceu, pela manhã no pátio da minha casa. Lá no alto. No terceiro andar. Fazia muito barulho e logo chamou a atenção da minha irmã, que assustada, gritou por ajuda. Foi então que eu e meus pais fomos ver o que realmente estava acontecendo.
O gavião do papo amarelo (segundo o sr. Antônio, agente do IBAMA que veio fazer o resgate), parecia estar bem cansado, se escondendo na sombrinha que o muro fazia no chão do pátio... Depois de acionar a polícia ambiental, que direcionou para o IBAMA (que fica localizado na Avenida Manuel Dias da Silva, 111, Amaralina, próximo ao cruzamento com a Avenida Visconde de Itaborahy - no final da ladeira), finalmente conseguimos (eu e minha mãe), depois de 30 min, receber o agente do IBAMA para o resgate do gaviãozinho.
Ao se aproximar do gavião, o sr. Antônio deixou o animal assustado, pulando pelo pátio. Mas, com cuidado, ele o capturou e o colocou numa caixinha de madeira. (feliz! e com uma sensação maravilhosa por ter ajudado à natureza). Dever cumprido! O IBAMA, ao receber o gavião, fará uma avaliação médica, para constatar se existe algo de errado com o animalzinho. Caso sim, ele receberá os cuidados necessários. E caso ele esteja bem, será devolvido ao seu habitat. Bom, né?!

Aí vai a reflexão... o que faz um animalzinho não comum como esse (aparentemente inofensivo, pois quando o agente do Ibama se aproximou, ao invés de atacar, ele fugiu) vir parar na urbanização, longe da natureza?
Seria culpa do homem? Seria culpa a palavra correta? Ou as coisas realmente evoluem de uma forma que não se tem controle, não se tem culpa? Ou melhor... como não se deve chorar pelo leite derramado... o que fazer pelo meio ambiente?
Vamos pensar em quem pode ajudar. A escola!
Ela que também tem o papel de educar... já está agindo, mostrando as formas corretas para cuidar e preservar o meio ambiente? Este processo é lento? Ou ainda falta mais atitude  e postura do cidadão nessa batalha para tornar o planeta-terra habitável e preservado? O que deve ser feito? O que já foi feito? O que pode melhorar?

Bem... e se você encontrar uma espécie não comum, rara, extinta, faça o correto, ligue pro IBAMA: (71) 3172-1650









Vamos preservar o meio-ambiente. Cuidar do nosso habitat, é preciso!
Um beijo a todos.

3 comentários:

  1. Q linda causa amiga! É isso ai... Sustentabilidade, já!
    AMO você!!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto e a história!
    Excelente redação, com um propósito bem interessante de chamar a atenção da sociedade para a preservação do nosso meio ambiente.
    Parabéns pela atitude amiga linda!
    TE AMO!

    ResponderExcluir
  3. Belo texto, principalmente no que tange a temática da preservação, Parabéns me add

    ResponderExcluir