quarta-feira, 13 de julho de 2011

Métodos e Técnicas de Ensino

Olá leitores!

Bom... depois de muito tempo (por estar realmente muito atarefada o semestre inteiro) e depois de compreender melhor a proposta feita em sala de aula pela professora Alessandra que ministra a disciplina Didática II, agora sim irei "caminhar" um pouco mais pelas teorias e aprendizagem em aula acerca da temática Ensino.
Hoje, irei trazer neste post um pouco sobre a leitura e debates em aula com base no tema Métodos e Técnicas de Ensino.



O capítulo 7 no traz conceitos e modelos que dizem respeito aos Métodos e Técnicas do Ensino.

A palavra método nos remete ao pensamento que engloba a trajetória percorrida com alguma finalidade definida. Segundo a autora deste capítulo, o método de ensino é um procedimento didático caracterizado por certas fases e operações para alcançar um objetivo previsto. Logo, para uma melhor compreensão, precisamos definir o conceito de um procedimento didático. Este que consiste nas ações, processos ou comportamentos planejados pelo professor, para colocar o aluno em contato direto com coisas, fatos ou fenômenos que lhes possibilitem modificar a sua conduta, em função dos objetivos previstos. Portanto, dizem respeito às formas de intervenção. Estes procedimentos de ensino objetivam contribuir para que o aluno mobilize seus esquemas operatórios de pensamento e participe ativamente das experiências de aprendizagem. Por ser a aprendizagem um processo dinâmico, a exigência de atividades que possibilitem-na é grande. E daí surgem os critérios para a escolha dos métodos de ensino. São eles:
  • Adequação aos objetivos estabelecidos para o ensino e a aprendizagem;
  • A natureza do conteúdi a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a efetivar-se;
  • As características dos alunos (exemplo: faixa etária);
  • As condições físicas e o tempo disponíveis.

A partir de todos este itens a serem levados em consideração para selecionar os métodos de ensino, é possível adequar o método exato de acordo com a turma em que o professor está ministrando suas aulas no momento.
Para melhor desenvolver esta seleção, conheçamos os tipos de métodos de ensino, de acordo com Jean Piagett:
  1. Métodos Verbais Tradicionais:  Seus fundamentos foram ratificados pela epistemologia associacionista
  2. Métodos ativos: Se desenvolveram a partir das pesquisas e conclusões da Psicologia do desenvolvimento e, mais especificamente, do construtivismo operacional e cognitivo.
  3. Métodos intuitivos ou audiovisuais: Foram baseados na Psicologia da forma ou Gestalt
  4. Ensino programado: Tem como base a reflexologia e a psicologia comportamental ou behaviorista.
Vale acrescentar a classificação feita pela professora Irene Carvalho sobre os métodos de ensino no seu livro "O processo didático". Irene separa os métodos em socializados, individualizados e sócio-individualizados.
  • Métodos Individualizados: Valorizam as diferenças individuais e adequam o conteúdo ao nível de maturidade, capacidade intelectual e ritmo de aprendizagem;
  • Métodos Socializados: Valorizam a interação social. A aprendizafem é efetivada em grupo, incluindo dramatização, trabahos em grupo e estudos de casos);
  • Métodos sócio-individualizados: É a junção dos dois citados acima. Combinam as atividades individualizadas com as socializadas.
Para a conclusão e ampliação do conhecimento, vale visitar este site, cujo link segue nesta postagem: Métodos de Ensino (clique!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário